O que é a cirurgia de lifting facial

A cirurgia de lifting facial também pode ser conhecida como ritidoplastica. Esse procedimento cirúrgico tem como objetivo promover a suavização e a melhorias dos sinais mais visíveis que ocorrem no rosto e no pescoço, causados principalmente pelo envelhecimento. Entre os sinais mais comuns, destacam-se a flacidez, vincos abaixo das pálpebras, ao longo do nariz e dos cantos da boca, gorduras em excesso, papada, pele frouxa e em excesso, entre outros.

A indicação e a realização da cirurgia de lifting facial devem ser realizadas por profissionais qualificados, como os dermatologistas e cirurgiões plásticos. Além de avaliar a real necessidade do procedimento, esses profissionais estão capacitados para identificar as situações onde o procedimento não é indicado, para realizar o procedimento em segurança e para orientar os pacientes sobre os cuidados pós-operatórios.

Tipos de cirurgia de lifting facial

A cirurgia de lifting facial é um procedimento que pode ser dividido em cinco tipos principais, considerando a área onde é realizada e a extensão das incisões. Entre os principais tipos de lifting é possível destacar:

  • Lifting frontal (feita na região da testa);
  • Mini lifting (feita em áreas menores do rosto);
  • Lifting cervicofacial (realizada na face e pescoço);
  • Lifting temporal (levantamento da região temporal);
  • Lifting endoscópico (feita com o auxílio de um sistema óptico).

A cirurgia de lifting facial é realizada por meio de cortes na pele que permitem que o cirurgião possa tracionar a pele e remodelar os tecidos abaixo dela. Os tecidos são posicionados de uma forma específica para adicionar volume e reposicionar a musculatura do rosto. As incisões realizadas durante o processo podem ser feitas na frente ou atrás das orelhas e no couro cabeludo (na região temporal ou na parte inferior).

Cuidados pós-operatórios

Após a realização da cirurgia de lifting facial, deve ser colocada uma bandagem em volta da face dos pacientes, com o objetivo de minimizar o inchaço e os hematomas que aparecem após o procedimento. O uso de compressas de gelo e medicamentos analgésicos também podem ser indicados, de acordo com o caso. Além disso, o paciente deve fazer repouso e evitar abaixar a cabeça e fazer movimentos bruscos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende cirurgia de lifting facial:


cirurgia de lifting facial
cirurgia de lifting facial