Qual o objetivo do preenchimento rugas

Para promover o rejuvenescimento da pele e suavizar linhas de expressão e marcas causadas pelo envelhecimento, dermatologistas recomendam a realização do preenchimento rugas, como forma de amenizar o incômodo causado por essas marcas que se apresentam no rosto dos pacientes. O preenchimento tem como objetivo a aplicação de alguma substância que atua na pele e corrige as imperfeições.

O preenchimento rugas é um procedimento estético que pode ser realizado por um médico dermatologista ou cirurgião plástico. Após avaliar o paciente e ouvir as suas queixas, o profissional deve definir o melhor tipo de preenchimento, considerando o resultado esperado. Para entender como esse tratamento funciona, é importante que os pacientes conheçam os tipos de substâncias que podem ser utilizadas e os seus benefícios.

Tipos de preenchimento rugas

Uma das substâncias mais comuns utilizadas durante o preenchimento rugas é o ácido hialurônico. Essa substância, que é encontrada naturalmente no organismo, é indicada para linhas de expressão e rugas mais profundas, oferecendo maior elasticidade e hidratação para a pele. Um outro tipo de preenchimento que pode ser realizado é o lipoenxertia, que consiste na retirada de gordura de alguma parte do corpo do paciente e reaplicação na região do rosto desejada.

Após o preenchimento rugas, é possível que os pacientes apresentem alguns sinais e sintomas comuns, como:

  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade;
  • Manchas roxas.

A toxina botulínica também é utilizada como preenchimento de rugas, apesar de alguns profissionais não considerarem o produto como um preenchedor. A substância atua na musculatura, relaxando os músculos de movimento e minimizando a força de contração, que é responsável pelo surgimento das marcas de expressão. Vale ressaltar que esse produto, quando aplicado em excesso ou de forma inadequada, pode trazer uma aparência não natural aos pacientes.

Como prevenir e suavizar as rugas

Além do preenchimento rugas, os pacientes podem prevenir e suavizar os efeitos das rugas e manchas que afetam o rosto adotando medidas simples como: diminuir a exposição aos raios solares, utilizar protetor solar diariamente, fazer uso de cremes dermocosméticos conforme orientação profissional, manter hábitos de alimentação saudáveis e evitar o consumo de cigarros, entre outros.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende preenchimento rugas: