Para que serve a cirurgia plástica lifting facial

A cirurgia plástica lifting facial é um tipo de procedimento estético realizado por cirurgiões plástico que tem como objetivo diminuir as rugas da região da face e do pescoço, bem como reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto dos pacientes, promovendo o rejuvenescimento da pele. O procedimento consegue, ainda, promover o levantamento do rosto, além de amenizar vincos e aprimorar os contornos faciais.

Muitas vezes em conjunto com um médico dermatologista, o cirurgião plástico deve avaliar as condições de saúde do paciente para definir se a cirurgia plástica lifting facial pode ser realizada em segurança. Além disso, essa avaliação prévia é importante para definir se a cirurgia é, de fato, a melhor opção. Caso o paciente esteja apto para a realização do procedimento, o médico deve definir qual o melhor tipo de lifting.

Como é a cirurgia plástica lifting facial

É possível classificar a cirurgia plástica lifting facial em cinco tipos principais, considerando a extensão e o local onde a pele será restaurada. Os tipos principais são:

  • Mini lifting;
  • Lifting frontal;
  • Lifting temporal;
  • Lifting cervicofacial;
  • Lifting endoscópico.

O primeiro tipo de cirurgia plástica lifting facial, o mini lifting, é realizado em regiões menores do rosto, com cicatrizes menores do que o procedimento completo. No caso do lifting frontal, a região tratada é a da testa e o lifting temporal é realizado na região temporal. O lifting cervicofacial, por sua vez, trata o rosto e o pescoço e o lifting endoscópico é realizado com o auxílio de um sistema óptico que permite menores incisões.

A realização da cirurgia plástica lifting facial é feita por um médico cirurgião plástico e ocorre com o paciente sob efeito de anestesia geral ou sedação, em um centro cirúrgico. O médico deve fazer cortes no rosto do paciente para conseguir costurar os músculos da face e cortar a pele em excesso. Após esse processo, o médico cirurgião realiza cicatrizes na região em torno das orelhas e do cabelo dos pacientes.

Cuidados pós-cirúrgicos

Durante o pós-operatório da cirurgia plástica lifting facial, os pacientes devem seguir uma série de orientações importantes. O médico certamente irá receitar medicamentos analgésicos para controlar as dores. Além disso, os pacientes devem dormir de barriga para cima, com a região da cabeça mais elevado. A cabeça e o pescoço permanecerão enfaixados durante a recuperação e compressas podem ser necessárias para diminuir edemas e incômodos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta ideal atende cirurgia plástica lifting facial: